segunda-feira, 2 de agosto de 2010

A Maravilhosa presença dos pais




Até este exato minuto eu não tinha muita idéia do que ia escrever. Na verdade eu sempre tenho, mas não estava achando o tema tão bom. Aí abri o blog e fiquei pensando em algo que me confirmou o quanto sou querida pelos meus pais.

Esse fim de semana que passou eu fui a capital, para a formatura de minha amiga Tayga. Isso fez com que a sagrada rotina dos fins de semana fosse quebrada. Desde que casei quase todos os fins de semana eu viajo para a casa dos meus pais (e olhe que faz nove meses que casei). E assim tem sido ao longo da minha recente vida de casada.

As vezes me dava uma raivinha sabe? Poxa! Todo fim de semana eu tinha que viajar - meus pais moram em outra cidade. Eu casei e me vi com uma obrigação semanal que eu não queria. Eu estava mais afim de curtir minha casa nova e as maravilhas da privacidade de um casal! Mas não era nada como pensei. Chegava a sexta e meus pais já ligavam cobrando a presença, e nós nunca diziamos um não.



Tentei por vezes explicar, dizer que eu precisava ficar em casa também já que é no fim de semana que temos tempo livre para colocarmos algumas coisas em ordem. Mas alguém fez questão de entender minhas necessidades? A resposta é não! E eles continuavam cobrando e nós continuavamos cedendo!

Alguns diziam que era porque o casamento era recente, que eles sentiam muito a minha falta... Pude também constatar isso, mas o fato de não poder fazer todas as coisas como eu sempre quis estava começando a me estressar. Estressar não adiantava, então, já que não podia ir contra, me juntei e relaxei e continuei indo quase todos os fins de semana para a casa deles. Quando não ia no sábado, ia no domingo mas não deixava de comparecer.

Nesse fim de semana que passou aconteceu de ter a formatura da minha amiga para irmos. Foi tudo perfeito! Festa linda, formanda perfeita e a festa rolou madrugada a dentro. Chegamos em casa de manhã. Dormimos um pouco até que umas 10 horas da manhã o telefone tocou. Adivinha quem era?

Se você disse que eram os meus pais acertou na mosca! Eram eles dizendo que estavam chegando na capital e que iam passar o dia por lá. A princípio eu pensei: Putz! Mas nem aqui eu tenho sossego! Logo no fim de semana que pensei que fosse ser diferente! - Mas logo desencanei e passei a ver a iniciativa deles de uma maneira bem diferente.

Fiquei deitada na cama olhando o celular e pensando como era lindo o fato deles terem saído de casa para fazer um programa diferente no domingo e terem pensando em nos incluir nisso. Pensei também no quanto eles sentiram falta de estar próximos a nós, sentiram falta da rotina dos fins de semana que sempre acaba sendo tão agradável e quiseram manter tudo exatamente (ou quase) igual.

Tudo o que mais queremos é crescer e nos tornar independente deles. Queremos sair de casa para começarmos a fazer o que temos vontade de fazer, sem que ninguém nos imponha qualquer espécie de regra. O auge dessa vontade é bem na adolescência e como todos, eu também passei por isso. Mas quando atingimos certa maturidade esse pensamento tende a mudar.



Sou sim hoje uma pessoa independente dos meus pais, mas ao mesmo tempo sou totalmente dependente. Dependente do amor deles, da atenção, da preocupação, das ligações diárias, das nossas conversas... Não quero deixar de ter isso nunca, e por mais que não queiramos falar nisso, temos que pensar que não vamos ter a presença física deles para sempre e por isso temos que valorizar cada atitude deles.

Mas afinal, onde eu quero chegar com isso? Quero dizer a todos que leem o blog, que por mais que em nossas cabeças nossos pais sejam incovenientes ou inadequados eles nos amam. Muitas vezes não demonstram isso com palavras mas com atos, que confesso, são muito mais importantes do que palavras.

As cobranças deles, as chatices, as broncas são difíceis de entender no começo, mas quando o tempo passa chegamos a conclusão de que tudo isso foi fundamental para sermos a pessoa que somos hoje. E se você já cresceu e já está em outro ponto da vida e seus pais continuam com os mesmos hábitos entenda que para eles é mais dificil aceitar as mudanças, é dificil aceitar que você não depende mais deles da mesma forma que antes. Eles querem sempre estar presente em nossas vidas, de um jeito ou de outro e isso é maravilhoso. A maravilhosa presença dos pais!

Tudo o que eu posso dizer é que procurem entender seus pais. E se não conseguirem entendê-los os amem mesmo assim!!

Beijos!

5 comentários:

  1. Amei seu post de hoje! Quem entende os pais?? Se existe é raridadee né?! Há e nada melhor do que sair da rotina... Beeeijo Rê

    ResponderExcluir
  2. Concordo com vc. Não somos nada sem nossos pais, eles são nossa base.

    Ah, no próximo post fale sobre a importâcia dos amigos mas, os amigos de verdade aqueles que nas horas mais difíceis sempre estão nos dando força.

    ResponderExcluir
  3. Entendo perfeitamente o que você quis dizer, ou melhor, disse. Apesar de eu ainda morar na casa dos meus pais (e estar satisfeita com isso) eu tenho meus anseios de querer ter o meu próprio canto. Mesmo com um ou outro desentendimento que acontece em razão da convivência diária, tenho certeza que sentirei MUITA falta da presença deles no meu dia-a-dia, razão pela qual acho que EU é que não os deixarei em paz e não passarei um dia sem ouvir as vozes deles rsrs
    Beijo!!

    ResponderExcluir
  4. Nossaaaaaaaaaa Renée que msg mais linda... Fiquei emocionadissima! linda linda linda!!!
    Vc tem o dom da palavra viu garota! Parabéns querida!

    Bjs, Nadine. :)

    ResponderExcluir
  5. Respondendo aos comentários:

    Adriana.. Acho que só vamos entender mesmo os nossos pais no dia em que formos pais também!! Os mistérios da paternidade e a itensa proteção que eles querem sempre nos dar só dá mesmo para compreender no dia em que estivermos no lugar deles! :)

    Wilma minha querida!! Obrigada por suas visitas! Adoro seus comentários! Ah!! Eu adorei a sua sugestão e pode deixar que eu já estou desenvolvendo o próximo post baseado nisso! Adorei sua sugestão!! ;)

    Colly! É sempre assim! A gente reclama, resmunga, não vê a hora se se livrar, mas quando se livra bate uma saudade imensa e a vontade de voltar, ver ligar é sempre presente! Adoro seus coments my best!! :*

    Nadine: ADOREI sua visita ao meu blog viu?
    Me sinti honrada com seus elogios!! Venha ler os posts sempre que quiser! Será muito bem vinda!! Obrigada pelas palavrinhas lindas! Adooro!! :)

    ResponderExcluir

Adoramos quando você comenta! ;)