quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Tratando de Fidelidade



Atendendo a pedidos de um leitor (a) Anônimo, vou dedicar meu segundo post de hoje a falar sobre FIDELIDADE!!!

Como fidelidade é um tema extenso eu vou tratar apenas da fidelidade entre homem e mulher, ok?

Bom, como uma boa pesquisadora que sou, pesquisei sobre o tema para poder desenvolver meu texto com base na pesquisa. Achei um pequeno texto super legal no site: http://www.brasilescola.com/sexualidade/fidelidade.htm
Pequeno, resumido e que diz muita coisa sobre o assunto, veja só.


Fidelidade é uma característica de quem é fiel, ou seja, que não trai alguém ou um princípio. Hoje, essa característica não é tão levada a sério, pois as pessoas sentem necessidades de encontrar algo, que se faz ausente em sua relação, fora dela e isso cresce e toma proporções cada vez maiores.

Ser fiel envolve questões de sentimento, química, de pele e respeito, que são fatores essenciais numa relação. Quando esses fatores são ausentes, julgamos a relação desnecessária porque nesse caso a fidelidade poderá atrapalhar uma pessoa de ir em busca de sua realização.

A fidelidade requer renúncia e esta pode causar arrependimentos futuros. Reprimir desejos e pensamentos não é eliminá-los e a partir daí, a fidelidade perde seu foco e a pessoa não se sente realizada.
A confiança é um fator ligado à fidelidade, pois, a confiança é a segurança da sinceridade que depositamos em alguém. Ao acreditar na relação e no parceiro (a) nos tornamos fiéis e isso movimenta um elo sobre a relação que dificilmente é quebrado.
Por Gabriela Cabral
Fidelidade é um assunto muito relativo e complexo já que varia de pessoa para pessoa. Fazendo de cara uma distinção entre os sexos: homens tem uma noção diferente de fidelidade, tanto que traem mais. Homens acreditam que ser fiel é manter o seu sentimento intacto por determinada pessoa, então dar uma comidinha fora de casa não faz mal, se não envolver sentimento.
Mesmo sabendo que hoje em dia as mulheres estão mais determinadas a sair da eterna posição de boas moças, continuo acreditando que as mulheres são sim mais fiéis.Não que eu seja machista, porque não sou, só acredito que algumas coisas são imutáveis.
Mulheres acreditam que fidelidade é muito mais que sentimentos. É um conjunto de sentimentos, pensamentos, atos e omissões. De que adianta o cara chegar e dizer "eu te amo" se lá fora você sabe que ele tem outra? Ele só é fiel nos sentimentos e os atos, não contam? Mulheres se entregam mais numa relação, geralmente quando decidem assumir um relacionamento já estão apaixonadas e entregam os sentimentos ao amado. Não conseguem enxergar mais ninguém e se dedicam em tempo integral ao novo "LOVE". Existe tempo para ser infiel? Claro que não né?
Já os homens não conseguem se entregar tanto. Homem apaixonado é um bicho raro de se encontrar hoje em dia. Eu acredito sim que existem homens apaixonados a ponto de se dedicar e serem fiéis (eu tenho um desses ;]) mas a sensação que tenho é que eles querem abarcar o mundo com as mãos e fazer um arrastão por aí. Não sobra tempo para fidelidade.
Traição e fidelidade caminham juntinhas já que uma depende da falta da outra. Hoje em dia as pessoas não sabem muito bem o que querem, fidelidade virou uma coisa ultrapassada e a moda agora é pegar geral. As pessoas querem namorar, mas não sabem se querem ficar com fulano, sicrano ou beltrano e quando finalmente decidem ficam se questionando, "como deve ser ficar com aquele outro?"
Acredito que já não se quer mais abrir mão dessa liberdade para ser fiel a apenas uma pessoa. Tudo bem que apavora essa idéia do eterno, de que nunca mais você vai saber o gosto que outra boca tem a não ser aquela que você escolheu para sempre, mas onde estão os sentimentos? Quando o sentimento existe e é verdadeiro esse tipo de questionamento nem passa pela cabeça. A impressão que tenho é que as pessoas não estão mais dispostas a amar, a renunciar a serem fiéis a uma pessoa, a uma idéia, a um sentimento. Todos estão mais vulneráveis e não existem mais verdades absolutas.
Comecei a formular meu conceito de fidelidade no dia que eu e meu marido decidimos nos casar. Todos os dias eu pensava: "putz, estou fazendo uma escolha para vida inteira e agora não tem mais volta". Mas depois que começamos a organizar tudo, vi o quanto estávamos satisfeitos e felizes com a nossa escolha. Vi que nada mais fazia sentindo um para o outro do que apenas nós mesmos e que um já era o suficiente para o outro. Dizer "SIM" a fidelidade eterna foi fácil. Estava certa do que queria para mim, ainda estou e assim permanecerei.
Fidelidade num relacionamento a dois é isso: respeito, amor, sentir que o outro é o bastante. É saber fazer sua escolha e levá-la adiante.

4 comentários:

  1. Post Maravilhoso e textos muito bonitos! sempre estarei vindo aqui, tá virando um hábito já! Parabéns !

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito Rê, exatamente isso. Se respeito, amor, sentir que o outro é o bastante existirem, a fidelidade acontece sem vc forçar, acontece naturalmente e da forma mais duradoura possível. Agora falando de outra parte do texto, sobre Homens apaixonados, bem realmente são raros, mas como vc disse, existem. Acontece é que algumas mulheres não sabem dar a devida importância ao encontrá-los, pois algumas mulheres só se importam com os atributos externos ou se vai ficar bem vista pelas amigas, não param pra ver quem realmente é o cara. Se essas mulheres passassem a conhecer melhor, e não só "ficar e se divertir", muitas mulheres veriam que o príncipe encantado pode esta debaixo do nariz delas e elas não vêem.
    Foi malz, acho que falei d+ Rê, me empolguei com o assunto.
    Bjos, continue escrevendo assim!!

    ResponderExcluir
  3. Olá querida tudo bom?
    Muito obrigada por visitar o Espelho!

    Tenha uma sexta feira iluminada.
    Beijos,

    Sarah Vianna

    http://seuespelhomagico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o post,cada dia melhor!!! Rê fequei super feliz, ao saber q vc gosta dos meus comentários, isso mostra como vc é atenciosa. Mesmo em off estava torçedo por VC e nas minhas orações pedia por vc tbm. TE DESEJO TUDO DE BOM. Bjosssssssssssss.

    ResponderExcluir

Adoramos quando você comenta! ;)