quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Vamos falar sobre a inveja


Hoje estou eu conversando no MSN com minha amiga Neiry quando eu pergunto se ela gostaria de ver algum tema específico no post de hoje. Ela me deu uma ótima sugestão: e lembrou de um texto que eu redigi e postei no meu fotolog algum tempo atrás. Esse texto fala sobre a inveja.

Vocês já pararam para fazer uma análise do que é a inveja na vida de uma pessoa? Eis aqui uma breve descrição do Aurélio:

Dicionário Aurélio: Desgosto ou pesar pelo bem ou felicidade de outrem - Desejo violento de possuir o bem alheio - Objeto de inveja.

Eu não poderia ter encontrado melhor descrição para esse sentimento tão mesquinho, mas que por vezes já sentimos por alguém.

Você deve estar aí lendo esse texto e falando para você mesmo: não! Eu nunca senti inveja de ninguém! - Mas porque não? A inveja faz parte do sentimento humano. Se você é humano, com toda certeza já sentiu inveja de alguém.

O que nos faz sentir vergonha por sentir esse tipo de sentimento é o nosso caráter, a nossa índole. É difícil para nós que somos "legais para caramba" admitir que podemos sentir inveja de outra pessoa.

Claro que eu falo de sentir inveja pelo sentido estrito do dicionário. Há aquela inveja em que as pessoas destroem as suas vítimas. Jogam terra no sucesso dela, fazem fofoca para acabar com a alegria e muitas vezes quer viver ou ser aquela pessoa pela qual ela sente inveja. Aí já vira uma doença, deixa de estar dentro dos padrões considerados normais.

Mas sabe quando alguém te conta uma glória da vida dela e você diz: Puxa que inveja! Inveja boa é claro! - Você está nutrindo inveja por aquela pessoa que você tanto admirou e cobiçou pela glória dela desejando que o mesmo acontecesse com você! E é claro que como você é uma pessoa bacana, não tentou prejudicar a vida dela.

Você por sentir aquela invejinha vai dizer: vou batalhar para que eu possa conseguir isso também! A pessoa que sente a inveja destruidora diz: Se eu não tenho, ela também não terá! Aí pronto!! Faz de tudo para acabar com a vida de sua vítima.

É aí onde se encontra o mal em sentir inveja por alguém. Querer deixar de viver sua própria vida para querer viver ou prejudicar a vida dos outros não é legal e não faz bem a ninguém. Nem ao próprio invejoso!

Agora, um desabafo! Esse texto eu escrevi em 01/06/2010



Eu me admiro cada dia mais com a capacidade do ser humano! O homem não se contenta em se destruir e quer destruir também o próximo! Eu fico indignada como as pessoas nutrem sentimentos tão ruins umas pelas outras! A inveja, concerteza, é o pior deles!

Destrói não só a a vítima, destrói também o próprio dono do sentimento! As pessoas deveriam ficar felizes com o sucesso, com o destaque do próximo e deveria ter por base esse exemplo para galgar o seu próprio sucesso!

Enquanto uns se preocupam em viver suas vidas, em manter suas casas e seu trabalho, outras só se ocupam em colocar o olho grande na felicidade alheia, e só ficam satisfeitas quando veem a alegria do outro escorrendo pelo ralo!

Essas pessoas são tão infelizes, mesquinhas e pobres de espírito que só se contentam quando o próximo cai na lama, lugar onde os invejos habitam! Eu ando tão cheia disso tudo!

Coisas que nunca passaram na minha cabeça que poderiam acontecer, hoje eu sei que acontecem, por mão de pessoas asquerosas! É Triste viver num mundo assim, quanto mais eu conheço o homem, mas decepcionada eu fico!

A gente perde a inocência, a ingenuidade, perde qualquer tipo de sentimento puro. As pessoas do mundo em que vivemos fazem com que nos tornemos pessoas desconfiadas, tensas...

A gente de bem tem medo de ser vítima [de novo] desse tipo de gente ruim que vive por aí, só esperando a melhor oportunidade de dar uma rasteira!

O que Fazer?? Rezem minha gente! Vamos fazer uma grande corrente e trazer Deus para dentro de nossas casas, para dentro de nossas vidas, dentro do coração!

O que eu tenho a ressaltar depois de tudo isso é que todo sentimento é normal, somos humanos e sentimos todos os tipos de sentimento. Dos que consideramos aceitáveis até os que repudiamos. Não há como controlar, sentimos e pronto! A diferença está no que você faz com seu sentimento, principalmente com a inveja. Cabe a você escolher se vai controlar esse sentimento transformá-lo num incentivo, ouse você vai se consumir por ver a felicidade de alguém e vai querer destruí-la. Além de se auto destruir, claro!

Pense nisso! =)

5 comentários:

  1. Amei Rê o post d hj... vc mais q ngm sabe u quanto já sofri cum isso!

    i ah gentxi q axa um máximo ser invejada... eh ruim pra quem sente i pra quem sofre esse tipow d sentimento!

    amoooooooooooo

    ResponderExcluir
  2. Amiga... ótimo post... ótimo tema... polêmico e difícil...
    Ninguém admite sentir inveja... Mas muitas pessoas realmente tentam destruir a vida e a felicidade de outras por causa desse sentimento tão mesquinho...
    Quando a inveja toma conta do coração de alguém, fica difícil controlar e, algumas pessoas, tornam-se até obcecadas pelo sentimento de maldade e destruição que vem junto com a inveja...
    Tenho passado por momentos bemmmm difíceis por conta de uma pulguinha invejosa que tenta atrapalhar minha vida de todas as formas...
    Mas Deus é sempre mais...e nunca nos abandona...
    As pessoas não entendem que devemos sim, nos orgulhar das vitórias e conquistas das pessoas que nos rodeiam...e Desejar sua felicidade sempre... Como eu desejo a sua!!
    Saudades amiga lindaaaa...
    Adoro vc...
    Beijos no coração

    Ah!! Tem novidades no meu blog também tá... passa por lá...
    Beijo beijoooooo e beijo nesse neném lindo que está crescendo aí e que já é tãooooo amado!!
    Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  3. É isso aí...

    Obrigada por ter escrito o tema escolhido por mim ^^

    Vc como sempre arrasando!

    Amo-te


    By: Neiry Campos

    ResponderExcluir
  4. Rê linda da minha vida..
    muito lindo esse post.. vc cada dia impressiona mais com seus posts ne?

    parabéns mamãe linda =)
    ;*

    ResponderExcluir
  5. Mas é claro que eu já senti inveja, inveja boa, né... como a cor do esmalte da Risqué kkkkk Enfim, gostei do conceito que vc deu pra esse tipo de "inveja". Talvez exista até um outro nome pra esse sentimento de "felicidade pela conquista alheia".
    Acho que uma pessoa que sente inveja má deve ter a vida que leva como um peso nas costas, que incômodo. Terapia já pra elas!!!
    Beijos, amoreco!

    ResponderExcluir

Adoramos quando você comenta! ;)