terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Da Função Social do "Palavrão"


Hoje o meu professor do cursinho, durante a aula, chamou um palavrão! Saiu meio que naturalmente, como se fosse uma palavra ou gíria qualquer. Um vício de linguagem mesmo! Ele se deu conta do palavrão, pediu desculpas e disse: "Ah gente! Tem certas situações que agente tem que chamar um palavrão mesmo! Me desculpem os mais sensíveis, mas eu chamo palavrão sim! E eu acredito que os palavrões tem uma função social específica."
Fiquei pensando nisso durante a aula... e não é que ele tem mesmo razão?

Quero saber quem nessa vida, seja homem ou mulher, que não gosta de chamar um bom palavrão!
Ah! Chamar palavrão todo mundo chama e eu vou provar aqui.

Desde que eu deixei de ser criança e me tornei uma pré adolescente que eu passei a chamar essas palavrinhas sujas. Para mim sempre foi uma espécie de alívio sabe? Uma maneira de enfatizar!

Eu chamava palavrão e chamava com vontade mesmo, mas sempre longe dos ouvidos dos meus pais!! Naquela época (não que faça tanto tempo assim) eu nem podia ousar em pensar em chamar um palavrão na presença dos meus pais. Era um tapão na boca na certa! E chamar palavrão na presença dos meus pais, a meu ver, era uma tremenda falta de respeito!

As pessoas olhavam para mim e diziam: "Nossa! Uma menina tão lindinha e tão meiguinha assim como você não pode chamar chamar essas palavras tão feias." Nunca entendi isso!! Ué?! Todo mundo chama palavrão não chama? E porque eu que era lindinha e meiguinha não podia chamar? Eu ia deixar de ter esses adjetivos?

Tudo bem que chamar um palavrão é um tanto quanto grotesco e as pessoas relacionam a falta de educação, mas para que eu consiga expressar determinados sentimentos eu preciso chamar um palavrão.

Cultivo esse hábito até hoje. Confesso que bem menos sabe? Mas quando a oportunidade aparece, lá vem o palavrão na minha boca e eu digo em alto e bom som! Claro que eu continuo ponderando as palavras, não vou berrar um palavrão na missa né?

Vejam só: se você topa o dedinho mindinho na quina da cama o que você diz? Garanto que não saem palavras fofas da sua boca! Numa situação dessas eu não vejo como não gritar em alto e bom som um belo palavrão!!!

Situações que me deixam indignada, que me revoltam, que me enfurecem eu chamo palavrão! Sei que não é bonito, porque não é mesmo e eu admito, mas é como se o palavrão saísse da minha boca e levasse junto metade desses sentimentos com ele!
É uma forma de jogar para fora mesmo, de deixar claro, de expulsar... Sei lá! Faz parte do meu vocabulário já!

E viva o palavrão! rsrs

Beijos! ;)

6 comentários:

  1. Jamais poderia deixar de comentar esse texto. Só acho que faltou uma coisa: você "falar" alguns pequenos palavrões, né? Kkkkk...
    Perdoem-me os cultos e os "educados" (entre aspeas mesmo), mas eu sou sim adepta aos palavrões, tá? (Vc sabe o quanto, né Rê? Rsrs) E, definitivamente, falar palavrões não é sinônimo de má educação, porque eu falo palavrão mesmo e, modéstia a parte, sou uma pessoa bastante educada e conveniente. Acontece que, como vc mesma disse, "para que eu consiga expressar determinados sentimentos eu preciso chamar um palavrão". E pronto! ;*

    ResponderExcluir
  2. Amigaaa kkkkkkkkk adorooo!
    Já chamamos muitos palavrões juntas i assim somos mais felizes! hahahahaha

    vc precisa assistir um vídeo do Hassum q fala sobre esse tema! #OTEMOOOOO kkkk


    amooo =***

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente. E tem mais você sabia que dizer palavrões diminui a dor?
    É isso mesmo. Falar palavrões bem alto e que toda a gente possa ouvir, diminui a sensação de dor física, segundo um novo estudo.
    O estudo foi feito pela Faculdade de Psicologia da Universidade de Keele, na Inglaterra, e foi publicada pela revista da especialidade NeuroReport.

    O estudo que foi liderado por um psicólogo, Richard Stephens, funcionava da seguinte forma.

    64 voluntários colocavam as mãos dentro de um balde cheio de água geladíssima, enquando diziam asneiras e palavrões por eles escolhidos.

    Outros 65 voluntários, metiam também as mãos na água gelada mas deveriam dizer uma palavra utilizada para descrever uma mesa.

    O resultado foi que os que diziam asneiras e palavrões, aguentavam a dor mais 40 segundos que os outros voluntários, em média.

    Além disso, enquanto diziam palavrões, também sentiram menos dor.
    Durante o estudo, foi analisado também o batimento cardíaco. O que se concluiu é que os que diziam asneiras, tinham um batimento cardíaco mais acelerado. Acreditam agora os cientistas que é devido a esse aumento do ritmo de batimentos
    cardíacos, que isso aumenta a agressividade da pessoa e diminui a sensação de dor.

    O que ficou provado foi que dizer asneiras não provoca apenas uma resposta emocional, mas também uma resposta física. Por isso, quando tu entalas os dedos e dizes “Fogo” (ou algo pior) estás a aliviar a tua dor.

    Numa daquelas guerras a campo aberto durante a Idade Média, devia ser de tapar os ouvidos com tanta asneira que se devia ouvir.

    Segundo Stephens,

    “O hábito de se dizerem asneiras existe há séculos e é quase um fenómeno linguístico humano universal.”

    “Ela mexe com o centro emocional do cérebro e parece crescer do lado direito do cérebro, enquanto que a maior parte da produção linguística ocorre precisamente do outro lado, no lado esquerdo. A nossa pesquisa mostra uma razão potencial para o surgimento dos palavrões, e porque é que eles existem até hoje.”

    Segundo outro estudo, este da Universidade de Norwich, diz que o uso de palavrões no emprego ajuda a diminuir o stress. Também é interessante.


    Inspiração: FoxNews

    ResponderExcluir
  4. Concordo com vc, isso serve para aliviar a tensão a dor tudo!!!!
    Beijinhos, beijinhos!
    A Garota Veneno!

    ResponderExcluir
  5. Sarah Vianna - Espelho Mágico22 de janeiro de 2011 às 18:58

    Olá querida!

    Obrigada por visitar o Espelho, já tem post novo lá :)
    hahaha texto bacana!

    Kisses

    Sarah Vianna
    http://seuespelhomagico.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. A verdade é: falar palavrão desopila o fígado e desanuvia a cabeça! kkkkkk ;D

    ResponderExcluir

Adoramos quando você comenta! ;)