terça-feira, 16 de julho de 2013

De volta ao batente

Hoje eu retomei os estudos. Semana passada saiu o resultado preliminar dos aprovados na OAB e meu nome não estava na lista. Fiquei triste, chorei, curti minha fossa, mas principalmente, fiquei muito revoltada. É, revoltada! Fiquei revoltada porque eu fui reprovada não porque estudei pouco, ou porque fiz errado na prova. Não fui aprovada porque simplesmente a respeitosa banca da OAB resolveu corrigir as provas de direito administrativo com base numa matéria expressamente proibida no edital da prova: jurisprudência!
Pra você que não sabe o que é uma jurisprudência eu faço um resumo: são decisões dos tribunais a respeito de determinada matéria. Quando essas decisões são pacificadas elas são promovidas a súmulas, e essas sim podem ser cobradas na prova, quando não são pacificadas elas continuam sendo jurisprudência e não podem ser cobradas na prova.
Não podem ser cobradas, mas foram e em função disso todos os professores de direito administrativo (lindos, fofos, maravilhosos) escreveram uma carta aberta a OAB pedindo que fossem anuladas as questões que foram corrigidas com base nas benditas jurisprudências. E aí? E aí que nada da OAB se pronunciar a respeito!
Com tudo isso eu fico desacreditada da justiça dos homens e me pergunto como vou atuar numa área em que existe tanta injustiça, a começar pela prova de admissão dos profissionais. Minha terapeuta disse que esse será meu diferencial, o meu senso de justiça!
Como eu disse no começo, hoje retomei meus estudos. Como pessoa cheia de fé, ainda existe uma esperançazinha dentro de mim acreditando que a justiça será feita e que as questões serão anuladas. Maaaaaaaaas eu também gosto de ser prevenida e por isso vou fazer minha inscrição no XI Exame, vou estudar e não vou desistir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoramos quando você comenta! ;)